Ir para o conteúdo
Logo

Nossa Senhora de Fátima

 

Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima é a designação pela qual é conhecida, na religião católica romana, a Virgem Maria e Jesus Cristo, pelos católicos ou outras pessoas que acreditam em sua aparição durante meses seguidos para três crianças em Fátima, localidade portuguesa, em 1917. A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, ou a combinação dos dois nomes, dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima", pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do rosário.

História

Três crianças, Lúcia de Jesus dos Santos (de 10 anos), Francisco Marto (de 9 anos) e Jacinto Marto (de 7 anos), afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917 quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Aljustrel, pertencente ao concelho de Ourém, Portugal.

Segundo relatos posteriores aos acontecimentos, por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, as crianças teriam visto uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão teria iluminado o espaço. nessa altura teriam visto em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Apariçoes), uma "Senhora mais brilhante que o sol". Segundo os testemunhos recolhidos na época, a senhora disse às três crianças que era necessário rezar muito e que aprendessem a ler. Convidou-as a voltarem ao mesmo sítio no dia 13 dos próximos cinco meses. As três crianças assistiram a outras aparições no mesmo local em 13 de Junho, 13 de Julho e 13 de Setembro. Em Agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque as crianças tinham sido levadas para Vila Nova de Ourém pelo administrador do Concelho no dia 13 de Agosto.

Aparição de Nossa Senhora de Fátima representada num Mosaico em Ironbound, um bairro português situado em Newark, Nova Jersey, nos Estados Unidos da América.

A 13 de Outubro, estavam presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito às crianças: "eu sou a Senhora do Rosário", e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra (que atualmente é a parte central do Santuário de Fátima). Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do sol, prometido às três crianças em Julho e Setembro. Segundo os testemunhos recolhidos na época, o Sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. Tal fenómeno foi testemunhado por muitas pessoas, até mesmo distantes do lugar da aparição. O relato foi publicado na imprensa por vários jornalistas que ali se deslocaram e que foram testemunhas do fenómeno. Contudo, há testemunhos de pessoas que afirmaram nada ter visto, como é o caso do escritor António Sérgio, que esteve presente no local e testemunhou que nada se passara e extraordinário com o Sol, e do militante católico Domingos Pinto Coelho, que escreveu na imprensa que não vira nada de sobrenatural.

Posteriormente, sendo Lúcia religiosa doroteia, Nossa Senhora ter-lhe-á aparecido novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13 para 14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração.

Anos mais tarde, Lúcia contou ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, teria já aparecido um anjo aos três pastorinhos, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência, e afirmando ser o "Anjo de Portugal".

Este anjo teria ensinado aos pastorinhos duas orações, conhecidas por Orações do Anjo, que entraram na piedade popular e são utilizadas sobretudo na adoração Eucaristia.
 

Sintese da Mensagem de Fátima

Segundo a Irmão Lúcia, no seu último livro publicado em 2006, toda a mensagem subjacente às aparições da Nossa Senhora de Fátima é o seguinte:
No decorrer de toda a Mensagem, a começar pelas aparições do Anjo, encontramos um apelo à oração e ao sacrifício oferecido a Deus por amor e conversão dos pecadores. Para mim, este apelo é como que a norma básica de toda a Mensagem, que começa por introduzir-nos num plano de fé, esperança e amor: "Meu Deus, eu creio adoro, espero e amo-vos". É aqui que assenta a base fundamental de toda a nossa vida sobrenatural: viver de fé, viver de esperança, viver de amor.
 

Oração à Nossa Senhora de Fátima

Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar rezando o santo rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos. (Pedir a graça.) Ó meu Bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente os que mais precisarem. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós! (Rezar Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.)


Histórico da Igreja Nossa Senhora de Fátima

As origens da comunidade é motivo de orgulho para os moradores dos bairros. Sabemos que a devoção a Nossa Senhora de Fátima chegou com os portugueses e logo se espalhou, chegando até nossos dias pelos descendentes daqueles primeiros colonizadores. A Comunidade começou no dia 15 de março de 1931, quando os Portugueses fundaram uma Associação de Zeladora de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Numa reunião presidida pelo Frei Bernardes, no dia 20 de dezembro de 1931, no salão Nobre do Colégio São Francisco de Assis, foi formada a primeira diretoria, sendo presidente o Sr. Joaquim Domingues Júnior.

A Pedra Fundamental da Igreja foi colocada no dia 13 de maio de 1935, sendo concluída na mesma data do ano seguinte. O terreno para a construção foi doado pela família da Sra. Antonieta Vilella. A primeira missa foi celebrada pelo Frei Domingos de Riese.

A Comunidade é formada hoje por diversas pastorais: Catequese, Batismo, Ministros Extraordinário da Eucaristia, Dízimo, Vicentinos, Acolhida, Legionários e vários grupos de reflexão e música.

Toda parte espiritual é conduzida pelos Freis Capuchinhos e pelo nosso Diácono Permanente Antônio Fachine que mora com seus familiares nos fundos da Igreja. Temos missas todas as Quintas-feiras, às 19h30min e aos Domingos, às 8h.

No mês de Maio, mês Mariano, temos festa durante o mês inteiro. Começamos com Quermesse em três finais de semana e no dia 13, dia de Nossa Senhora de Fátima, reza do terço durante o dia, procissão, missa festiva e coroação de Nossa Senhora de Fátima. A nossa quermesse é uma das mais tradicionais da região.


Av. Minas Gerais, 416 – Vila Fátima
MISSAS: QUINTA-FEIRAS 19h30min – DOMINGO: 8h

localiza
Endereço: Av. Luis Osório, nº 450
Acompanhe-nos:
saofranc